Fique por dentro das novidades no mundo da PSG.
PSG desenvolve para-brisa com função head-up display
O futuro é agora. Desde o início do ano, a PSG Indústria e Comércio de Vidros vem desenvolvendo seu para-brisa com função head-up display (HUD), em português ‘display de cabeça erguida’. Para quem não sabe é um sistema que projeta informações, como velocidade, giro do motor e dados do GPS, diretamente no vidro, no campo de visão do motorista,
A tecnologia foi inspirada em caças, fabricados a partir dos anos de 1970. Na aviação, é um recurso que facilita a visão dos pilotos. Instalado em praticamente todo avião e helicóptero de combate, permite receber informações sobre a própria máquina e a missão, sem desviar os olhos do destino e do alvo.
No caso dos automóveis, essa projeção é realizada por fonte de luz intensa e colorida, ajustada conforme a luz ambiente (dia e noite). É direcionado ao vidro por micro espelhos, dando impressão de ser projetada, holograficamente, há cerca de dois metros do motorista, sobre o capô do veículo.
Fabricantes de automóveis de luxo oferecem o equipamento em seu portfólio. No Brasil e na América Latina, a PSG é pioneira na fabricação de para-brisas com HUD.
HUD em automóveis
Em 1988, o Oldsmobile Cutlass Supreme foi o primeiro veículo a adotar o sistema, colaborando para manter a atenção do piloto na estrada, nas provas das 500 milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos. Na virada do século, o Chevrolet Corvette recebeu o HUD em cores, para ilustrar a rotação do motor de mais de 500 cavalos de potência.
As montadoras, então, perceberam a importância de mais um instrumento de segurança nos veículos. A BMW implantou, em seu modelo 750i, um sistema de alerta de limite de velocidade das vias, a partir da leitura das placas de sinalização por sensores. O HUD também possibilita identificar passageiros que não usam cinto, que portas estão abertas, auxilia na centralização na pista e até alerta o motorista de algum perigo à frente. A Peugeot desenvolveu o sistema no modelo 3008 Crossover, adaptado em uma tela menor. Atualmente, empresas de tecnologia desenvolvem kits HUD com tela transparente, central e sensores que se conectam a central de injeção, entre outras funções. (Fontes: sites UnivDatos e Vidrado
Atualizado em 11/24
Na América Latina, PSG é pioneira na fabricação de para-brisas com HUD
FOTO: Divulgação PSG
Para-brisa, para brisa ou parabrisa? Como se escreve?
Para-brisa vem do francês ‘pare-brise’
Foto: DIvulgação
Embora existam muitos anúncios e matérias escritas, que podem ser verificadas na internet, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a escrita correta deste item de segurança dos automóveis, se para-brisa, para brisa ou parabrisa. E assim como é fácil encontrar a palavra certa, também é possível encontrar formas erradas de escrita. Afinal, se escreve junto ou separado? Com ou sem hífen?
A reposta correta é: separado com hífen. Dicionários descrevem para-brisa como “vidro que, instalado na parte da frente dos veículos terrestres, aéreos e navais, oferece ao(s) condutor(es) ampla proteção contra a ação de ventos, poeiras, chuvas, pedras, animais e outros objetos, sem comprometer a visão do que está à frente”.
A palavra é um substantivo masculino composto, com quatro sílabas (pa-ra-bri-sa), Tem origem na junção do verbo ‘parar’ com o substantivo ‘brisa’ (vento de fraca e moderada intensidade), em francês ‘pare-brise’. Antes do Acordo Ortográfico de 1990, se escrevia pára-brisa, separado com hífen e com acento agudo, abolido na forma verbal ‘para’.
O termo para-brisa pode ter surgido junto com o produto, nas primeiras décadas do século 20. (Fontes: sites Só Português, Dicio/Dicionário Online de Português. Priberam Dicionário, Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa e Infopédia Dicionário Porto Editora)
Atualizado em 11/24
Treinamento capacita brigadistas da PSG
A PSG Indústria e Comércio de Vidros dá sequência ao seu programa de qualidade, capacitando seus funcionários. Semana passada, ofereceu novo treinamento, de Prevenção e Combate a Incêndio (TPCI). Os brigadistas receberam orientações e técnicas que possibilitam atender, com rapidez, cuidado e técnica, princípios de incêndios, extinguindo-os ou diminuindo a propagação até a chegada do Corpo de Bombeiros.
O grupo também recebeu informações sobre legislação e aulas teóricas e práticas sobre salvamento e primeiros-socorros, preparando a todos a agir em situações de emergência no ambiente de trabalho. Desta forma, a PSG também atende a legislação trabalhista, em especial o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que prevê a obrigatoriedade do treinamento anual dos trabalhadores.
O treinamento foi ministrado por representante da Viaseg Segurança do Trabalho Ltda e é uma forma da PSG valorizar seus funcionários, capacitando-os e oportunizando conhecimento técnico que podem ser acrescidos a seus currículos. Participaram das atividades teóricas e práticas Greici Taina Freitag, Luis Henrique Camara, Juliano Wollschick, Marcos Gesing, Samuel André Klafke, Everton Lopes Palhares, Leonardo Jardel Linke, Anderson Riedel, Mara Cristina Kielling e Guilherme Lenhard.
Atualizado em 10/24
Treinamento atende legislação e objetivos do Programa de Qualidade PSG
Foto: DIvulgação/PSG
Grupo aprendeu técnicas de combate a incêndios
Foto: DIvulgação/PSG
Curso de Primeiros Socorros também fez parte da capacitação
Foto: DIvulgação/PSG
Afinal de contas, quando trocar o para-brisa do carro?
Dano na área de visão do motorista, além de perigoso, é considerado infração grav
Foto: DIvulgação
Sendo um importante item de segurança no trânsito, o para-brisa deve estar impecável, na limpeza e na conservação. Atingido por algum objeto ou animal, trincado pode ser alvo de multas, perda de ponto na CNH e até apreensão do veículo, além de ser um perigo se atrapalhar a visão do motorista.
Qualquer dano no para-brisa requer avaliação profissional, principalmente quando a trinca, fissura ou arranhão estiver no campo de visão do condutor. Sendo maior que uma moeda de R$ 1,00, um parâmetro que se deve levar em conta, é recomendada a substituição.
Resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece limites de danos e infrações para quem descumpri-las. Neste caso, a primeira coisa que o motorista deve fazer é procurar um profissional especializado. Trocar o para-brisa não é tão simples. É preciso conhecimento, planejamento, produtos de limpeza e fixação e ferramentas adequadas. Todo cuidado é necessário, começando pela remoção, que também exige atenção para outros componentes, como o sistema de limpadores. E, mal instalado pode resultar em acidente.
Para-brisa é composto por duas camadas de vidros laminados, unidos por fina película de PVB. Juntas, garantem a segurança do condutor e dos passageiros, evitando estilhaçamento em casos de impactos. Não é raro uma pedra atingir e tricar o vidro dianteiro de um automóvel que trafega em estrada de terra. Nessas horas, o motorista pode pensar que não tem importância, optando por seguir viagem. Mas, o ideal seria analisar melhor a situação.
Quando substituir o para-brisa
- Trinca e/ou fratura circular maior do que 4 centímetros;
- Mais de dois danos;
- Danos na área de visão do motorista, mesmo que mínimos;
- Trinca e/ou fratura em faixa periférica de 2,5 centímetros de largura das bordas externas do pára-brisa;
- Troca deve ser feita por técnico especializado, de preferência em lojas de reposição.
(Fontes: sites Terra, Vidroca e Avep Brasil e Código de Trânsito Brasileiro)
Atualizado em 8/24
PSG oferece curso de Operação de Empilhadeira
Por meio de seu programa de qualidade, a PSG Indústria e Comércio de Vidros ofereceu, recentemente, curso de Operador de Empilhadeira a seus funcionários. Segundo a diretora Patrícia Inês Stölben, a iniciativa é parte da política de capacitação da equipe, que é permanente na empresa. “Investindo em nossos funcionários, investimos na própria empresa, neste caso específico no setor de logística”, destacou.
O curso de 8 horas foi ministrado por Dirlei Steindorff, da DS Engenharia. Participaram os funcionários Douglas Rodrigues da Silva, Luis Henrique Camara, Jonas Gabriel Abreu de Calais, Jeferson Rafael dos Santos Pereira, Fabio Alberto Dummel, Mateus Pellanda, Guilherme Andre Lenhart e Henrique da Silva. Cada um recebeu certificado, que é a garantia de possuir conhecimento mais aprofundado sobre determinada atividade ou assunto. “Entendemos que, ter um certificado no currículo é um diferencial que destaca um trabalhador em relação a outros, especialmente quando busca vaga de trabalho ou promoção”, complementou Patrícia.
Atualizado em 5/24
Curso qualifica setor de logística da empresa
Foto: DIvulgação
Segundo certificado de energia renovável reforça compromisso ambiental da PSG
Pelo segundo ano consecutivo PSG é certificado por redução de emissão de gases de efeito estufa
Com vigência para 2024, o segundo Certificado de Energia Renovável concedido pelo grupo Eco Ludfor de Energia Renovável reforça o compromisso da PSG Indústria e Comércio de Vidros com o meio ambiente. O documento chegou às mãos da diretora Patrícia Inês Stölben poucos dias antes da Páscoa e do aniversário da empresa, que completou 8 anos em 31 de março.
“Pelo segundo ano consecutivo recebemos esse certificado que muito representa à PSG”, comentou a empresária. O documento é concedido às empresas que consomem energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável, que não agride o meio ambiente. Nele, consta que, entre 2023 e 2024, a fábrica reduziu em 36,430 tCO2e as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Uma diferença de 10,543 tCO2e em relação ao período passado (25,887 tCO2e). Equivale a mais 1.007 mudas de árvores preservadas. Entre 2022 e 2023 foram 715 plantas.
Desde abril de 2022, a PSG consome energia através do mercado livre. Além de obter economia financeira, contribui com o meio ambiente. O certificado segue reconhecidas metodologias internacionais que calculam as emissões de GEE, em especial o GHG Protocol Corporate Standart da The Green House Gas Protocol Initiative e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Um dos critérios é que a energia elétrica consumida pela empresa seja proveniente de usinas incentivadas pelo Governo Federal, como eólica, solar, biomassa, PCH e CGH.
Atualizado em 4/24
Folia para uns, descanso para outros, atenção na estrada para todos
Para quem vai viajar no período de Carnaval, é importante saber que começa a operação Carnaval 2024. O objetivo é intensificar a vigilância no trânsito, evitando excessos de velocidade, ultrapassagens, indevidas, desrespeito à legislação/sinalização e, principalmente, a condução sob efeito de álcool, visando a segurança nas rodovias.
Em todo o Brasil, a operação começa às 00h00 de sexta-feira (9), e segue até às 23h59 da quarta-feira de cinzas (14). Com aumento do tráfego rodoviário no período, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai intensificar a fiscalização, especialmente em trechos e horários mais movimentados e de maior ocorrência de acidentes graves e crimes.
A Operação Carnaval encerra a Operação Rodovida, que incluiu ações realizadas no Natal e na virada de ano, com participação de instituições governamentais e não-governamentais ligadas à sociedade civil. Essa ação conjunta visa diminuir os índices de violência no trânsito e seus impactos sociais.
Em caso de emergência, qualquer cidadão(ã) poderá acionar a PRF pelo telefone 191.
RIO GRANDE DO SUL – A fiscalização nas estradas gaúchas contará com reforço da Brigada Militar. Através da Política Rodoviária Estadual (PRE), o policiamento atuará preventivamente, com abordagens educativas. Radares de velocidade e equipamentos de controle à alcoolemia (álcool no sangue) serão utilizados com o objetivo de educar e evitar acidentes.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) divulgou o calendário de restrição de tráfego de caminhões. O objetivo é preservar a segurança nas rodovias gaúchas, especificamente em feriados, quando aumenta o movimento nas estradas.
Normativa publicada no Diário Oficial do Estado, especifica datas nas quais veículos de carga estarão proibido de circularem em vias de pista simples. A medida vale para as chamadas Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), mesmo tendo Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).
O calendário de 2024 começa pelo Carnaval, que tem ponto facultativo, mas tradicionalmente visto como feriado. Durante a festa momesca, caminhões que se enquadram na normativa não podem circular pelas estradas gaúchas nos dias 9 e 13 de fevereiro (sexta e terça-feira), das 16h às 22h, e nos dias 10 e 14 de fevereiro (sábado e quarta-feira), das 6h às 12h.
PRF intensificará fiscalização durante o Carnaval
Foto: DIvulgação
Normativa 154/2024
Proíbe caminhos de circularem em estradas gaúchas nos feriados de:
- Carnaval: 9 e 13 de fevereiro, das 16h às 22h, e 10 e 14 de fevereiro, das 6h às 12h;
- Semana Santa: 28 e 31 de março, das 16h às 22h, e 29 de março, das 6h às 12h;
- Corpus Christi: 30 de maio, das 6h às 12h, e 2 de junho, das 16h às 22h;
- Revolução Farroupilha: 19 e 22 de setembro, das 16h às 22h, e 20 de setembro, das 06h às 12h;
- Proclamação da República: 14 e 17 de novembro, das 16h às 22h, e 15 de novembro, das 6h às 12h;
- Fim de ano: 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2025, das 16h às 22h.
(Fontes: sites Gov.com/Polícia Rodoviária Federal e Daer/RS)
Atualizado em 2/24
Quais as funções dos pontos pretos nos para-brisas?
Pontinhos servem para proteger e firmar o vidro no carro e reduzir a intensidade da luz solar
Foto: DIvulgação
Fixação é através do sistema silk screen, ou serigrafia
Foto: DIvulgação
Muitas pessoas nem se dão conta. Outras ficam curiosas e até manifestam dúvidas nas redes sociais. Afinal, para que servem os pontos pretos nos para-brisas dos carros? Apesar da maioria dos motoristas ignorar, esses pequenos detalhes têm importante papel como um dos elementos de segurança dos veículos.
Os pontos que se alinham nas bordas dos para-brisas são chamados de ‘matrizes de pontos’ ou ‘frit’. Trata-se de uma pintura cerâmica, aplicada por sistema de impressão silk screen, ou serigrafia. Parece simples, mas é essencial na proteção do vidro e na prevenção de distorções na visão, tornando as viagens mais seguras. Também protegem e garantem durabilidade do selante de uretano, material que fixa o vidro na carroceria do carro, no lugar exato e com firmeza. Ainda, contribuem para a melhor fixação do adesivo.
A transição mais suave entre a parte preta (impressão) e transparente (vidro) é outra função dos pontos, que quebram a irradiação da luz solar (raios ultravioletas), harmonizando a visão do motorista e auxiliando na distribuição uniforme do calor. Além disso, os pontos têm papel estético.
Da próxima vez que entrar em seu carro, observe os pontinhos pretos, pois não estão ali sem motivo. (Fontes: sites Capitalist e Autopapo/Uol)
Atualizado em 1/24
Deseja trabalhar na PSG? Envie seu currículo
É corriqueiro empresas trabalharem com banco de currículos. Facilita ao setor de Recursos Humanos a contratar, agilizando o processo de seleção e ingresso. A PSG Indústria e Comércio de Vidros normalmente recebe pedidos de empregos. Em determinados momentos, anuncia aberturas de vagas em setores e turnos específicos. “Ter, em mãos, informações sobre potenciais candidatos facilita muito o processo de recrutamento”, comenta a diretora Patrícia Stölben.
Receber currículos e candidatos é uma forma de atrair e reter talentos, com perfis alinhados aos valores e cultura da empresa. Facilita na formação das equipes e influencia, direta ou indiretamente, no crescimento e sucesso do negócio. Sempre que pode, nas redes sociais ou por meio impresso, a PSG divulga oportunidade de trabalho.
Para quem busca por trabalho e deseja ingressar na empresa, Patrícia observa que existem inúmeras dicas de elaboração e apresentação de currículos na internet, que ajudam os candidatos na hora da apresentação, aumentando as chances de seleção numa primeira etapa do processo de contratação. Mas, o que pesa, de fato, são alguns aspectos considerados essenciais, como ramo de atuação, conhecimento técnico e especializações, competências específicas e experiências anteriores. Para a PSG, complementa a diretora, também são importantes a proatividade, a pontualidade, a disponibilidade em atuar em turnos diurno ou noturno e saber trabalhar em equipe. “No caso do setor de produção, são critérios mais importantes que a própria experiência, que não e exigida.”
Como se diz no jargão empresarial, currículo é a porta de entrada no mundo do trabalho.
Importância de um bom currículo
- Toda informação deve ser verídica;
- Inclua conteúdo de qualidade, exaltando competências profissionais que estejam em acordo com as vagas disponíveis ou segmento da empresa;
- Detalhe a vida profissional, com funções exercidas e responsabilidades;
- Fluência em idioma estrangeiro pode acrescentar, mas é essencial quando a empresa exigir;
- Faça um currículo sucinto, mas com o máximo de informações possíveis;
- Lembre-se, currículos longos são chatos;
- Revise o currículo. Não envie com erros ortográficos ou de digitação;
- Mantenha-o atualizado, como cursos, capacitações, workshops etc
Atualizado em 1/24
PSG está sempre aberta para receber currículos
PSG prestigia Festa das Orquídeas
Soberanas convidam população para a Festa das Orquídeas
Foto: divulgação
Entre os dias 8 e 10 de dezembro, a PSG Indústria e Comércio de Vidros participa, com estante, da 4ª Festa das Orquídeas, 14ª Exposição Estadual de Orquídeas e 2ª Exposição Nacional de Orquídeas. Além de prestigiar o principal evento da Capital das Orquídeas, a diretora Patrícia Inês Stölben explica que o objetivo é apresentar a empresa que atua no Distrito Industrial de Mato Leitão deste 2021, e divulgar seus produtos.
As soberanas da Festa da Orquídea estão divulgando o evento. A rainha Geovana Kist da Silva e as princesas Stéfani Mahle e Tainá Eduarda Lermen percorrem municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari e do Estado, convidando autoridades e respectivos habitantes para o evento que transcorrerá na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), no centro da cidade. No dia 4, o trio será recebido na PSG pela empresária Patrícia e equipe.
A festa começa no dia 8, às 14h, com abertura da feira comercial, industrial e agrícola e da exposição de orquídeas. Na data, haverá encontro de prefeitos e primeiras-damas da Região dos Vales, show tradicionalista com Wilson Paim e Banda e parte da programação do Natal das Orquídeas. Para o fim se semana, haverá oficinas de manejo e cultivo de orquídeas, espaço para crianças, praça de alimentação, Baile da Melhor Idade com a banda Os Hermanos, Encontro de Soberanas, apresentações da Companhia de Teatro Xebebéu, shows das bandas Barbarella e Destaque Nacional, mateada artística com o CTG Querência da Mata, apresentação do CTG Tiarayú, Grupos de danças alemãs da Estrela e Mato Leitão e shows com as bandas Munich e Rainha Musical, entre outras atrações.
A entrada para a Festa das Orquídeas será gratuita nos três dias. A programação detalhada está no site www.festadasorquideas.com.br.
Atualizado em 12/23
Para-brisa é usado em estudos ambientais
Você, que dirige há algumas décadas, já observou que existem menos insetos grudando no para-brisa do seu carro? Era um problema que, muitas vezes, aborrecia motoristas, pois sujavam o vidro e toda a frente do veículo. Desde o início do ano, alguns sites veiculam matérias sobre estudos que mostram uma queda na população de insetos no mundo. Mas, o que pode ser um alívio para alguns, é encarado como problema por outros. O assunto tem chamado atenção da comunidade científica, pelo viés ambiental.
O inusitado, é que algumas pesquisas foram feitas com para-brisas. Pelo vidro dianteiro do seu carro, o biólogo dinamarquês Anders Moller observou a redução de insetos impactados durante as viagens, normalmente moscas, mariposas e besouros. Para comprovar a hipótese, entre 1997 e 2017 detalhou percurso, horário, velocidade, condições climáticas e tipos de insetos grudados no para-brisa. Esse estudo ficou conhecido como ‘Fenômeno do para-brisa’.
Moller constatou que, em 20 anos, houve redução de 80% de insetos colhidos pelo carro, em quantidade e variedade. O resultado teria despertado a comunidade científica. Em 2019, o Escritório de Vida Selvagem de Kent, na Inglaterra, avaliou mais de 650 viagens de carros, feitas no verão daquele ano. Pesquisadores solicitaram que motoristas relatassem o número de insetos mortos no para-brisa. Eles chegaram a um índice de 50% para menos, comparado à pesquisa semelhante de 2004.
Os cientistas vinculam a redução, principalmente, às mudanças climáticas e à ação do homem, que inclui a falta de atenção sobre o papel vital dos insetos nos ecossistemas. Abelhas, mariposas, besouros e borboletas, por exemplo, são responsáveis pela polinização de plantas que servem de alimentos. (Fontes: sites Auto Esporte/globo.com e mdig)
Atualizado em 11/23
Há algumas décadas, era comum insetos infestarem o para-brisa
Foto: Divulgação
PSG recebe certificação de energia renovável
Certificado foi anunciado em setembro
“Setembro foi um mês especialmente positivo para nós”. A comemoração é da empresária Patrícia Inês Stölben. Diretora da PSG Indústria e Comércio de Vidros, de Mato Leitão/RS, ela anunciou o recebimento do certificado Eco Ludfor de Energia Renovável. O motivo é o consumo de energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável, que não agride o meio ambiente.
O Grupo Ludfor informa que a PSG reduziu, em 25,887 tCO2e, as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Isso equivale a conservação de 715 árvores por mais de 20 anos, desde o início do uso de fontes de energia renováveis, em abril de 2022. Segundo Patrícia, “a empresa que consome energia através do mercado livre, além de obter economia financeira contribui em prol do meio ambiente”.
O certificado de Energia Renovável segue reconhecidas metodologias internacionais que calculam as emissões de GEE, em especial o GHG Protocol Corporate Standart da The Green House Gas Protocol Initiative e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Um dos critérios é que a energia elétrica consumida pela empresa seja proveniente de usinas incentivadas pelo Governo Federal, como eólica, solar, biomassa, PCH e CGH.
Conforme o grupo que concedeu a certificação, a iniciativa da PSG “demonstra comprometimento e contribui para um desenvolvimento mais limpo e sustentável do planeta”. Para Patrícia, esse resultado é fundamental para fortalecer o comprometimento da empresa para com a sociedade e mostrar que todas as empresas podem combinar o cuidado como meio ambiente com sua eficiência financeira.
Indicadores de sustentabilidade PSG
A redução em 25,887 tCO2e, de emissões de gases de efeito estufa (GEE), representa:
- 715 mudas de árvores, conservadas por 20 anos;
- Menos 237 carros leves à gasolina percorrendo 500km;
- Menos 73 caminhões transportando 1 tonelada de carga em 500km;
- Menos 11 toneladas de papel/papelão enviados ao aterro sanitário
Atualizado em 10/23
PSG moderniza planta industrial com vistas ao mercado nacional
A partir da modernização dos seus equipamentos, a PSG Indústria e Comércio de Vidros atualizou e ampliou sua linha de produção de para-brisas. A empresa gaúcha também vem apostando na qualidade de seus produtos, firmando parceria com gigantes do setor para ampliar sua atuação no mercado nacional. “Quando começamos a fabricar para-brisas, decidimos que elevar os níveis de qualidade seria nosso propósito principal, começando pela aquisição de matéria prima e equipamentos modernos”, observa a diretora Patrícia Inês Stölben.
A PSG iniciou seu planejamento estratégico em 2016. Desde então, vem apostando na expansão e na remodelação de sua planta industrial. Nos últimos anos, investiu em equipamento novo e pessoal. Hoje, a linha de produção está renovada e em plena atividade.
Localizada no Distrito Industrial de Mato Leitão, no Km 13 da RST-245, entre os municípios de Venâncio Aires e Lajeado, no Rio Grande do sul, a empresa oferece grande variedade de modelos, destinados ao mercado de reposição em todo o Brasil. A execução do Programa da Qualidade e as certificações Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e NBR ISO 9001:2015 são partes do processo de fabricação. “Para-brisa é um item de segurança. Por isso temos, entre nossas metas, o propósito de zelar pela segurança nas estradas, oferecendo um produto de qualidade.”
Atualizado em 9/23
Vidros são fornecidos por gigante do setor
Filmes PVB são colocados entre as lâminas de vidro, para formar o vidro de segurança laminado
Limpadores de para-brisa também são alvos de furtos
Furtos alimentam comércio ilegal de palhetas e demais peças automotivas
Foto: Divulgação
Um alerta à população! Nem os limpadores de para-brisas escapam da ação de bandidos. Em algumas cidades do Brasil, ocorrências são registradas e até flagradas por câmeras de vigilância.
Em Patos, na Paraíba, por exemplo, moradores pedem providências às autoridades, no sentido de intensificar a segurança pública e conter a onda de furtos, arrombamentos, assaltos e roubos. A preocupação é com a quantidade de ocorrências, principalmente em veículos. Entre os alvos, estão as palhetas, que são fáceis de retirar.
Na capital do Pará, Belém, uma mulher foi flagrada por câmera de vigilância, furtando o limpador. O fato ocorreu em julho, de madrugada. O inusitado é que ela chega ao local do furto no próprio carro, um HB20. Se aproxima de outro veículo estacionado, desce, olha por um tempo e retorna ao veículo. Mais tarde, reaparece para retirar a peça desejada.
Não foi diferente em Belo Horizonte. Em poucas horas, após estacionar o carro em frente à faculdade, estudante teve o limpador do vidro traseiro de seu carro furtado pela segunda vez. Aliás, o item é um dos mais furtados na capital mineira.
Há dicas para proteger o veículo e dificultar furtos de peças externas, como limpadores, espelhos, frisos, calotas e o próprio carro, como deixá-lo à vista, evitar locais escuros e ermos.
Para evitar ou dificultar furtos em veículos
- Estacione em local seguro, iluminados à noite e, se possível, com segurança;
- Evite locais escuros e ermos;
- Invista em sistema de alarme;
- Invista em acessórios de segurança, permitidos por lei.
(Fontes: sites Patosonline.com, Roma News e Vrum)
Atualizado em 8/23
Cinto de segurança não é para bonito
Nas férias escolares de inverno. quando muitas famílias saem em viagens, todo dispositivo de segurança dos automóveis deve ser verificado. Especialmente o cinto. Até porque, não usar, além de colocar vidas em risco, é considerado infração, cabível de multa e parda de pontos na CNH.
Mesmo o para-brisa sendo um item de segurança, o impacto de uma pessoa que não usa cinto, em um acidente, pode machucá-la. E não é preciso estar sentado nos bancos da frente. Caroneiros de trás, também ficam expostos, podendo ser arremessada em colisões violentas.
Não são raras matérias sobre acidentes de trânsito nas redes sociais. Basta googlar e conferir. Ninguém está livre de imprevistos. Por isso, na estrada, todo cuidado é pouco. Usar cinto de segurança, além de obrigatório, é necessário para evitar mal maior.
Primeira coisa ao entrar no carro: coloque o cinto
- Ao sentar, posicione quadris e costas firmes no encosto do banco;
- Observe se o apoio da cabeça está adequado;
- Nos bancos da frente, o cinto deve passar na altura do ombro (não do pescoço, nem do rosto);
- Cuide para não torcer a correia;
- Insira o cinto na fivela e confira se está preso;
- Não deixe folgas;
- No banco de trás, o cinto precisa ficar na região pélvica (não no abdome);
- Mulheres grávidas devem posicionar o cinto abaixo da barriga/
- Bebès e crianças menores de 10 anos devem usar cadeirinhas adequadas à sua faixa etária, presas ao cinto, na altura do ombro
Atualizado em 7/23
Uso de cinto reforça segurança na estrada
Foto: Divulgação
Manutenção de ‘brucutus’ tira motoristas do aperto
Brucutus são os esguichos dos sistema de limpeza dos vidros
Foto: Divulgação
Você sabe o que são 'brucutus'? Aqueles jatos d’água que tiram motoristas do aperto, quando o para-brisa está sujo. É parte do sistema de limpeza automático do vidro. Situado sob o capô, é acionado no painel do veículo. Do lado de fora, duas pecinhas direcionam a água. São, os brucutus, que também precisam de manutenção e regulagem periódicas para evitar entupimentos.
Esses jatos d’água merecem cuidados especiais, pois são considerados equipamento de segurança. Assim como as palhetas, são importantes para a visibilidade do motorista. Aliás, os brucutus auxiliam na lubrificação das borrachas dos limpadores, evitando que arranhem o vidro. Muitos carros também dispõem do dispositivo no vidro traseiro.
É complicado quando o para-brisa está sujo e o sistema de limpeza não funciona. O mau funcionamento pode ser por vários problemas, desde entupimento dos esguichos, entupimento ou vazamento das mangueiras, defeito na bomba elétrica, no fusível ou no interruptor, fluido congelado no inverno ou outro problema elétrico no carro. (Fontes: sites Coisa de Meninos Nada/OUL e Carro na Garagem)
Cuidados com os brucutus
- Nunca deixe faltar água no reservatório;
- Não coloque sabão na água;
- Use aditivos que não prejudicam lataria e palhetas;
- Mantenha o esguicho direcionado ao meio do para-brisa
Atualizado em 6/23
Companheiro de aventuras
O Jeep Renegade é um dos carros para os quais a PSG Indústria e Comércio de Vidros fabrica para-brisas para reposição. O SUV crossover compacto foi lançado em 2014, no Salão de Genebra, na Suíça. Seu design buscou referências nos antigos jipes militares.
O Renegade remete várias gerações à infância. Nos anos 1960 e 1970, o jipe praticamente era protagonista em filmes no cinema, especialmente nos gêneros de guerra e aventura. Na vida real, não era diferente. Robusto, leve e resistente, encarava terrenos irregulares com rapidez. Há quem diga que venceu a Segunda Guerra Mundial, conduzindo oficiais, soldados e armamentos nos campos de batalhas. Hoje, quem tem um jipe da época na garagem, pode considerar-se proprietário de parte da história norte-americano, tamanha importância que o veículo teve.
Em 1950, Jeep se tornou marca registrada. No pós-guerra, a fabricante investiu no nicho off-road, aproveitndo-se do clima de bravura, luta, liberdade e desafios para se posicionar no mercado. Mas, apropriando-se da tecnologia e do conforto que os SUVs oferecem para uso urbano.
Fenômeno no Brasil, o Jeep Renegade é um dos SUVs mais vendidos. Produzido na fábrica de Goiana, Pernambuco, virou referência no segmento de utilitários-esportivos. Inclusive, é exportado para outros países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile. Todas versões do modelo nacional têm motor turbodiesel, câmbio automático de nove marchas, tração 4×4 com reduzida, controle de descida, seletor de terrenos e suspensão independente nas quatro rodas. (Fontes: sites Wikipédia, Pulsar e Draft)
Atualizado em 5/23
Design do Renegade é inspirado nos antigos jipes
Foto: Divulgação
O jipe original fez história na 2ª Guerra Mundial
Foto: Divulgação
Em sete anos, PSG é a sétima maior empresa de Mato Leitão
Em 2023, empresa continuará investindo em automação
Foto: Imprensa Prefeitura de Mato Leitão
No dia 31 de março, a PSG Indústria e Comércio de Vidros completa sete anos de existência. Dois deles no Distrito Industrial (DI) de Mato Leitão. No sétimo aniversário, a empresa se tornou a sétima maior no ranking do Valor Adicional Fiscal (VAF), conforme a Secretaria Municipal de Finanças.
Em 2020, seguindo seu projeto de expansão industrial, o governo municipal abriu as portas à PSG, para que retornasse à cidade de origem, já que havia se instalado em Venâncio Aires. À título de incentivo, ofereceu área e serviços de máquinas para construir sua sede – um pavilhão de 2 mil metros quadrados – no DI. No ano seguinte, na mesma data de fundação (31 de março), as atividades começaram na novo prédio.
Em 2022, a empresa dobrou sua unidade fabril. Construiu o segundo prédio e investiu na automação de seus processos de fabricação. O Governo do Estado foi parceiro, viabilizando crédito de R$ 1,5 milhão, através do Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) às obras do Centro de Distribuição.
A capacitação de funcionários também faz parte do desenvolvimento da PSG. Desde 2021, através do Programa de Qualidade PSG, a equipe recebe treinamentos e participa de ações que buscam melhorar o ambiente de trabalho, fornecendo condições totais de segurança, e aperfeiçoar a mão de obra, oportunizando conhecimento técnico a ser acrescido aos currículos. O resultado é a qualificação do processo de fabricação de para-brisas para uma grande variedade de modelos de automóveis, nacionais e importados.
No primeiro ano instalado no Distrito Industrial de Mato Leitão, a PSG ampliou de 35 para 56 colaboradores. Hoje são 63 pessoas trabalhando em dois turnos para suprir a demanda. Segundo a diretora Patrícia Stölben, para 2023 a intenção e investir mais em automação, o que agilizará ainda mais o processo de produção.
Sete anos de conquistas
- 2016: inicia atividades
- 2018: começa a fabricação de para-brisas e obtém o selo Inmetro;
- 2019: começa o programa de qualidade 5S, junto com a ISO;
- 2021: inicia atividades no DI, conquista o selo de qualidade ISO 9001:2015;
- 2022: constrói o segundo pavilhão, implementa o segundo turno, abrindo novos postos de trabalho, e investe em automação
Atualizado em 3/23
Motorista deve redobrar atenção no feriado do Carnaval
Ano passado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de 300 acidentes com 106 mortos e 1.298 feridos, entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março. Em 2018, estudo divulgado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), realizado entre 2008 e 2017, mostrou que feriados de Carnaval são os mais perigosos nas rodovias federais, o que exige atenção dos motoristas.
Entre as infrações mais comuns, segundo a PRF, estão as ultrapassagens indevidas, a não utilização do cinto de segurança e o consumo de álcool por motoristas. Em 2022, através da Operação Carnaval, foram realizados 2.551 testes de alcoolemia, sendo que 215 pessoas foram presas por condução após ingerir álcool.
Na pesquisa da CNT, vale ressaltar que condições inadequadas e insuficientes de engenharia/infraestrutura e falta de planejamento urbano ao longo das rodovias, entre outros fatores, também influenciam nas ocorrências.
Por tudo isso e. considerando a preocupação com segurança de motoristas e passageiros, a PSG Indústria e Comércio de Vidros reforça dicas da própria PRE, para que as famílias evitem contratempos indesejados e até tragédias no período que deve ser de festa, lazer e/ou descanso.
Vai pegar a estrada no carnaval?
- Planeje a viagem, evitando horários de pico;
- Faça a manutenção preventiva do veículo (freios, suspensão, pneus, limpador de para-brisas);
- Confira se possui todos os equipamentos obrigatórios (estepe, macaco, chave de roda e triângulo);
- Dirija descansado, com o sono em dia;
- Não beba antes de dirigir;
- Use e exija o uso do cinto de segurança;
- Se tiver criança, use cadeirinha;
- Em viagens longas, são indicadas paradas a cada 3 ou 4 horas;
- Se necessário, reveze a direção do veículo;
- Paradas em acostamento somente em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e triângulo a 30 metros do veículo;
- Ultrapasse quando a sinalização permitir e quando tiver certeza que é seguro;
- Motociclistas e caroneiros(as) devem usar o capacete.
Atualizado em 2/23
Viagens devem ser prazeirosas
FOTO: divulgação
Para-brisa, um item cada vez mais importante nos veículo
Protótipo Xiaomi MS11 traz possível radar operado por luz acima do para-brisa
FOTO: OlharDigital/Reprodução
Cada vez mais, o para-brisa ganha posição de destaque nos veículos. Recentemente, a BMW lançou o carro conceito i Vision Dee, que inclui o vidro como item da central multimídia, reproduzindo informações na parte inferior. A Chevrolet também usou essa tecnologia, conhecida como head-up display, em 2013, para projetar o velocímetro e o conta-giros do Camaro. E as inovações não param por aí. Outras funções começam a ser aplicadas.
Criado no final do século 19, logo após o surgimento do carro, o para-brisa tinha por função proteger o motorista do vento, da chuva e dos insetos. Era fabricado em blocos de vidro, até o início do século 20, quando passou a ser feito de vidro temperado - ainda assim, perigoso nos acidentes. Logo surgiu o vidro laminado, composto por duas lâminas de vidro unidas por uma camada de PVB (polivinilbutino) que impede o estilhaçamento de ambos.
Segurança passou a ser um aspecto importante aos fabricantes e governos do mundo, que definiram leis e exigiram certificações - no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
À FRENTE
Desde 30 de janeiro, quem circular pela BR-101, em praças do Rio de Janeiro, vai se deparar com o pedágio free flow. O sistema de cobrança eletrônica possibilita o pagamento posterior da tarifa, sem necessidade de parada. Há duas maneiras de registrar a passagem do veículo: uma pela placa e outra pela leitura de uma tag instalada no para-brisa. O sistema existe em São Paulo. Além de cobrar por quilômetro rodado na via pedagiada, vai controlar os limites de velocidade.
O para-brisa também serve de base para outro projeto, da Xiaomi Automobile. A fabricante chinesa de automóveis teve imagens seu primeiro carro elétrico vazadas na rede social Weibo. Especula-se que o protótipo Xiaomi MS11 traz, um sensor logo acima do vidro dianteiro. Acredita-se tratar de um LiDAR, um radar operado por luz, na forma de laser. A função é detectar objetos à frente, medir sua distância e movimento. (Fontes: sites Carro On Line e Olhar Digital)
Atualizado em 2/23
No futuro, para-brisa pode fazer parte da central multimídias
Quando a BMW lançou o carro conceito i Vision Dee, mostrou o que o futuro nos espera em termos de tecnologia embarcada e consequente evolução do para-brisa. Pelo menos nos próximos 20 anos. Além da capacidade de alterar a cor (32 opções) da carroceria (e imagens também) e mudar expressões do farol, o veículo tem sua central multimídia projetada na base do vidro dianteiro. As novidades foram apresentadas na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos, no fim do ano passado.
Conforme matéria divulgada no site WM1., em vez de tela multimídia, o i Vision Dee usa a parte inferior do para-brisa para exibir informações ao motorista, controladas por um touchpad no volante. O sistema também é disponibilizado nas janelas laterais, possibilitando a reprodução de vídeos e avatares do motorista e caroneiros, por meio de películas inteligentes, que podem reduzir ou aumentar a transparência.
A tecnologia conhecida como head-up display, conforme o site Auto Esporte/Globo.com, foi criada pela BMW para substituir as telas dos painéis, as quais, acredita-se, estarão obsoletas nos próximos anos por desviarem a atenção dos motoristas no trânsito. Essa nova fase, batizada de Neue Klasse pela fabricante alemã, coloca as informações no campo de visão do motorista. Ou seja, coloca o para-brisa como parte da central multimídia.
O vice-presidente de design da BMW, Adrian von Hooydonk, explica que o i Vision Dee ainda é um carro conceito, mas que deve ditar as próximas tendências. (Fontes: WM1. e Globo.com/Auto Esporte)
Atualizado em 1/23
Tecnologia head-up coloca informações no campo de visão do motorista
FOTO: Divulgação
Carro conceito i Vision Dee foi lançado pel BMW na Consumer Electronics Show
FOTO: Divulgação
Viajar nas férias escolares requer atenção aos itens de segurança
Em dias de chuva, uso do limpador de para-brisas é obrigado
Para quem costuma pegar a estrada nos períodos de férias escolares, observar dicas de segurança no trânsito é indicação de uma viagem tranquila. E sempre consta, entre os itens a serem inspecionados, os limpadores de para-brisas. Sim, motorista nenhum pode ter a visibilidade prejudicada, principalmente numa longa viagem, que deve ser divertida e não inviabilizada por algum imprevisto mecânico ou acidente.
Extintor, macaco, chave de roda e triângulo não podem faltar no veículo. No caso dos limpadores, a indicação é verificar a qualidade das borrachas, se estão em bom estado. É necessário, também, manter o reservatório de água completo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 230, veículo conduzido com reservatório vazio também pode ser retido. A multa por falta de água é R$ 195,23. De mesma forma, palhetas ressecadas geram infração e retenção veicular. E não adianta estar com tudo em dia e não acionar o equipamento em dias de chuva. Motoristas flagrados guiando com o equipamento desligado em dia de chuva, igualmente sofrerão sanções da lei.
Estar com o carro em dia é o começo de uma longa e divertida férias. Boa viagem!
Atualizado em 12/22
Não deixe a chuva forte surpreender
Nesses dias de precipitações intensas, é importante que motoristas estejam atentos. Muitas vezes, nessas situações difíceis que se observa a necessidade, por exemplo, de trocar o limpador de para-brisa. E, mesmo assim, pode não dar conta de tanta água. Dirigir com visibilidade prejudicada é imprevisível. Além, do mais, o uso do limpador é obrigatório por lei em dias de chuva. Dirigir sem acioná-lo é considerado infração grave.
Nas últimas semanas, em vários pontos do Brasil choveu forte, causando prejuízos a uma parcela considerável da população. E, para quem está na estrada, precipitações intensas e repentinas são problema, pois podem provocar acidentes. Por isso, manter os limpadores de para-brisa em dia é fundamental para a segurança veicular.
Mas, existem outras formas de dirigir defensivamente nesses momentos extremos. Seguindo dicas e orientações de especialistas, com certeza o motorista evita transtornos maiores.
Dicas de direção defensiva na chuva
- Reduza a velocidade do veículo e procure um lugar seguro para parar;
- Evite ultrapassagens, uso de celulares e manobras arriscadas;
- Evite estradas que se sabe alagáveis;
- Enquanto estiver na estrada, mantenha distância do veículo da frente;
- Cuidado com a aquaplanagem. Se acontecer, mantenha a calma e as duas mãos no volante, reduza a velocidade, não vire a direção e evite frear abruptamente;
– Ligue o farol baixo para ficar visível a outros veículos;
– Guie-se pelas linhas e tachões;
- Se parar no acostamento, ligue o pisca-alerta;
- Outro equipamento que deve estar em dia é o desembaçador
Atualizado em 12/22
Dirigir com visibilidade prejudicada pela chuva é perigos
Aumente a durabilidade do para-brisa de seu carro
A forma como conduzir e cuidar do carro reflete na segurança
Tem gente que não acredita, mas torções no veículo podem trincar o para-brisa. Por, exemplo, subir calçadas de forma brusca, lombadas ou passar por buracos mexem a estrutura do carro, podendo afetar os vidros. Desviar desses obstáculos evitará problemas.
Mesmo uma batida forte da porta do carro pode causar estragos. Outra situação, que normalmente surpreende motoristas, é a chuva de granizo. É como pedras ou outros objetivos que impactam, provocam rachadoras e até quebram o vidro por inteiro. Uma dica, quando chover granizo e não tem onde abrigar o carro, é apoiar a palma da mão no centro do para-brisa, amortecendo o choque.
Outra atitude que evita danos maiores é a troca das palhetas, pelo menos uma vez ao ano. Ressecadas, podem riscar o vidro. A manutenção das pestanas também é importante. Essas borrachas externas, impedem a entrada de água no veículo.
Lembre-se! Cuidar do carro, mantendo-o limpo e a manutenção em dia, é uma questão de direção defensiva.
Atualizado em 11/22
Atenção, motorista, novas regras para uso do insulfilm estão valendo
Para evitar multas nas estradas do Brasil, motoristas devem estar atentos às mudanças na legislação. Está vigorando a Resolução 960/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata da instalação e uso de películas nos vidros de veículos. Segundo o órgão, as mudanças objetivam deixar o trânsito mais seguro.
Quem estiver em situação irregular, comete infração grave. Se pego, pode ser multado em até R$ 195,23, perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o carro removido ou retido até regularização.
Uma das alterações na legislação diz respeito à instalação do insufilm. Se tiver bolhas na área de comprometimento da visão do motorista, no para-brisa e nos vidros laterais dianteiros, serão penalizados conforme a legislação. Outra situação é a quantidade de luz que atravessa o vidro com a película. No para-brisa não pode ser inferior a 70%, independentemente da cor. Em vidros laterais e traseiros, o mínimo de transparência não pode ser menor que 72%.
Estão definitivamente proibidos o uso de insulfilm opaco ou refletivo em qualquer vidro e películas não refletivas no para-brisa e nas laterais dianteiras. Agentes de trânsito podem utilizar Medidor de Transmitância Luminosa para verificar se as películas atendem a legislação.
Quando trocar as películas
- Mudança de cor
- Descolamento
- Presença de bolhas
Atualizado em 11/22
Bolhas em áreas de comprometimento da visão, são consideradas infração grave
PSG oferece treinamento a seus funcionários
Treinamento capacita brigadistas a debelarem princípios de incêndio
Primeiros-socorros também fizeram parte do treinamento
Semana passada, a PSG Indústria e Comércio de Vidros, cumprindo etapas do Programa de Qualidade PSG, ofereceu treinamento a seus funcionários. Durante a semana, foram realizados curso de Operador de Empilhadeira e Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio (TPCI), ministrados por representante da Viaseg Segurança do Trabalho Ltda.
Conforme a diretora Patrícia Stölben, a empresa tem valorizado seus funcionários, capacitando-os e oportunizando conhecimento técnico a ser acrescido a seus currículos. Com relação ao treinamento, mais do que uma norma, a empresária explica que a brigada de incêndio precisa estar preparada para enfrentar alguma situação de perigo que possa haver. “Acidentes acontecem. Nenhuma empresa está livre disso e precisamos estar preparados para enfrentar essas adversidades. É uma questão de segurança”, complementou.
O curso de Operador de Empilhadeira, conforme determina a Norma Regulamentar 11 (NR 11), objetiva proporcionar qualificação para os funcionários atuarem na função com segurança e eficiência, evitando acidentes. Os responsáveis também aprendem a preservar as boas condições da máquina, utilizando materiais, equipamentos e ferramentas de acordo com suas características e aplicações.
No TPCI, brigadistas de incêndio da PSG foram capacitados a atender rapidamente, com cuidado e técnica, princípios de incêndios, extinguindo-os ou diminuindo sua propagação até a chegada do Corpo de Bombeiros. Também receberam informações sobre a legislação vigente e tiveram aulas teóricas e práticas sobre salvamento e primeiros-socorros.
Atualizado em 10/22
Na estrada, com um dos carros mais admirados e desejados, o BMW Série 3
Toda a geração da Série 3, desde 1975, tornou o BMW num dos carros mais admirados e desejados no mundo. Especialmente entre o público jovem, que a cada ano espera ansioso pelas novidades que nunca são poucas.
O BMW Série 3 está na sétima geração. A primeira foi lançada em 1975 para substituir a mítica Série 2. O carro E21 chegou equipado com motor de 75 cv a 141 cv. O design mais esportivo, com o interior inspirado em cockpits caiu no gosto popular. A PSG - Indústria e Comércio de VIdros fabrica para-brisas para carros da segunda geração em diante, em modelos a partir de 1991. Nesse período, entre 1982 e 1994, versões sedã quatro portas, perua e cabriolet se juntaram à família. E os motores entregaram de 89 cv a 235 cv de potência.
No Brasil, a consagração do BMW Série 3 vem com a terceira geração, lançada em 1990, nas versões sedan quatro portas, mais popularizados com motores de 325i e 328i, de seis cilindros em linha e 193 cv. A PSG desenvolve para-brisas até modelos 2018, da sexta geração, com motores turbo em toda a linha, que também passa a ser montada no Brasil.
Para-brisas PSG para BMWs Série 3
- BMW SS (1991-1999)
- BMW SS (1999-2005)
- BMW CS (1999-2007)
- BMW C/S (2005/2011)
- BMW SS (2006-2012)
- BMW Sedan CS (2012/2018)
- BMW GT CS (2013)
- BMW Sedan C/S (2019)
Atualizado em 9/22
PSG trabalha com reposição de para-brisas para grande parte da família BMW Série 3
Manter palhetas em dia ajuda a conservar o para-brisa
Palhetas conservadas não riscam o para-brisa
Manutenção é o que garante a vida útil de cada peça de carro. E isso também se aplica ao para-brisa e vidros. É importante observar algumas dicas para mantê-los conservados, brilhantes e reluzentes por mais tempo. Principalmente em período de muita chuva.
- Limpe as palhetas periodicamente com produtos neutros que não danificam as borrachas. Não aplique querosene, álcool, detergentes e outras substâncias abrasivas, que podem corroer a borracha, diminuindo sua vida útil;
- Mantenha o reservatório de água cheio. E pode misturar produto automotivo à base de aditivos, que vai ter a função de diminuir o atrito entre borrachas e para-brisa;
- Quando trocar as palhetas do limpador, limpe o para-brisa.
Atualizado em 9/22
Fabricantes também estão atentas aos para-brisas
As grandes fabricantes de automóveis são, talvez, as mais inventivas no mundo, pois estão sempre lançando novidades. Todo ano, carros ganham itens inovadores, tecnologicamente avançados, altamente confortáveis e cada vez mais seguros. E a modernização também está relacionada ao para-brisa, por ser um item importante, pois oferece visibilidade e segurança a motoristas e passageiros.
Recentemente a fábrica da Jeep lançou dispositivos que limpam o vidro em uma única passada. Criado para os modelos Wrangler e Gladiator, o limpador dispõe de palhetas com 12 furos feitos a laser. A água sai das aberturas diretamente sobre o para-brisa. O novo sistema restabelece rapidamente a visibilidade, mesmo transitando em trilhas e superfícies irregulares, de terra, água e lama, por exemplo. (Fonte: Motor1.com)
Atualizado em 8/22
Preocupadas com a segurança, fabricantes de carro também inovam em itens de limpeza de para-brisa
Foto: Divulgação/Motor1.com
Limpar para-brisa é fácil, mas requer cuidados
Para-brisa é um item importante e, por isso, merece cuidados especiais
Qualquer pessoa pode limpar o para-brisa do carro em casa. Porém, é importante observar alguns requisitos para estender a vida útil do vidro e oferecer segurança aos passageiros nas estradas. E a primeira dica é exatamente mantê-lo transparente, limpo, brilhando, garantindo melhor visibilidade a quem estiver conduzindo o veículo.
O resultado da limpeza pode definir algumas situações. Realizada incorretamente, pode dificultar a direção, por exemplo nos dias de chuva e de umidade. O uso de produtos de limpeza apropriados é uma questão a ser observada, pois do contrário pode engordurar o vidro e provocar embaçamentos. O mesmo serve para o uso de panos. Hoje, existe um mercado específico para limpeza e manutenção de veículos. Lojas especializadas oferecem grande variedade de itens automotivos de qualidade, como panos de microfibra, que não arranham o vidro, mas que pode ser substituído por papel toalha. Também existe uma variedade de produz de limpeza. Mas, nunca é demais saber sobre as composições. Em vidros com películas, por exemplo, alguns podem ressecar a camada superficial. Por outro lado, é possível fazer um limpador caseiro, misturando água e detergente neutro. É eficiente e inofensivo, além de econômico.
Outra dica, caso o vidro estiver engordurado, é usar água com gás.
EVITE
- Produtos sem referência e qualidade comprovadas;
- Produtos à base de amônia em vidros com película;
- Panos sujos, utilizados na limpeza de outros objetos e lugares da casa;
- Passar jornal nos vidros, pois deixam resíduos de tinta, dificultando a ação dos limpadores;
- Desembaçar o para-brisa com a mão.
Atualizado em 7/22
Trinca no para-brisa dá multa e pode afetar segurança
É comum pedra ou outro objeto atingir e trincar o para-brisa. O dano pode colocar em risco a segurança do motorista e dos passageiros. Além do mais, rende multa e perda de pontos na carteira. Em maio, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 960/22, que estabelece novos requisitos de segurança de vidros e visibilidade para fins de circulação.
Trinca ou outro dano no para-brisa podem render multas, se estiverem além dos limites e condições estabelecidos. Principalmente se localizadas na chamada “área crítica de visão” do motorista e, segundo o artigo 14º, “em uma faixa periférica de 2,5 centímetros de largura das bordas externas do para-brisa”.
Em ônibus, micro-ônibus e caminhões, a área crítica de visão, conforme o artigo 15º, “é aquela situada à esquerda do veículo, determinada por
um retângulo de 50 centímetros de altura por 40 centímetros de largura”. É demarcada a partir do centro do volante, ajustadas a outras medições.
Nem sempre trincas ou fraturas são perceptíveis e, além de resultar em multas, podem colocar a segurança de condutores e caroneiros em risco. Além de impactos de objetos, choques térmicos também provocam danos nos vidros.
A resolução entrou em vigor em 1º de junho. Também classifica o para-brisa e vidros das portas dos caminhões como "áreas indispensáveis para dirigibilidade". E mantém proibido uso de acessórios decorativos, como adesivos e películas refletivas, além de “cortinas, persianas fechadas ou similares enquanto o veículo estiver em movimento”.
Quem deseja saber mais sobre a resolução, clique no link https://cutt.ly/ELniV8b.
DICAS PSG
Se você, motorista, estiver dirigindo e um objeto atingir o para-brisa de seu carro, procure agir com calma, mas com rapidez:
- Reduza a velocidade imediatamente;
- Sinalize e pare em local seguro;
- Avalie a viabilidade de prosseguir ou a necessidade de chamar socorro;
- Encaminhe o veículo para avaliação profissional e manutenção.
Atualizado em 7/22
Circular com trincas no para-brisa pode render multas e perdas de pontos na carteira
PSG foca em veículos de maior valor agregado
Para-brisa do Camaro entra na linha de produção da PSG
A PSG Indústria e Comércio de Vidros está sempre desenvolvendo novos projetos. Atenta ao mercado, regularmente lança para-brisas para vários modelos de automóveis e caminhões. O mais recente a ganhar um item PSG foi o Camaro (modelos 2010 e 2015). O carro produzido pela Chevrolet desde 1966, tornou-se uma referência mundial entre os coupés esportivos.
No segundo semestre de 2021, grande parte dos produtos PSG foram desenvolvidos para carros populares. Nesse primeiro semestre de 2022, o foco passou a ser a fabricação de para-brisas para veículos com maior valor agregado, especialmente para as marcas Toyota, Land Rover e BMW, entre outras. Desta forma, a empresa consegue manter e ampliar seu estoque para melhor atender o mercado brasileiro.
Segundo a diretora, Patrícia Inês Stölben, semanalmente o Setor de Desenvolvimento da PSG lança novos projetos que, aprovados pelo corpo técnico e direção, são enviados à linha de produção e apresentados aos clientes. O processo de criação dos produtos parte das peças originais. Primeiro é feita modelagem digital das dimensões do para-brisa. Na sequência, a equipe de Matriz desenvolve o suporte físico para a curvatura do vidro.
Empresas repositoras de para-brisas interessadas nos produtos PSG podem entrar em contato de qualquer parte do Brasil, pelo telefone comercial (55) 51-99898-8091 ou pelos e-mails contatopsgvidros@psg.ind.br ou comercial@psg.ind.br.
Atualizado em 7/22
Películas: estética e proteção à luz da legislação
Para muitos motoristas, aplicar películas (ou insulfilm, como o produto ficou conhecido) nos vidros é uma questão de estética e de segurança. Para outros, é mais um item que auxilia no controle da luminosidade e da visibilidade, além de proteger o interior do veículo dos raios UV (Ultravioleta), principalmente estofados e painel, diretamente expostos ao sol.
Mas, o que diz o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a respeito da aplicação desta película nos vidros? A resolução 254, conhecida como Lei do Insulfilm, estipula a transparência na área do para-brisa em 75%. Ou seja, permite o bloqueio de 25% da luz externa. Para os vidros laterais e traseiro, o limite de transparência não pode ultrapassar a 72%.
Caso o veículo esteja em desconformidade com a regra, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, é importante estar atento à legislação, que também exige a identificação do fabricante em local visível, a exemplo do para-brisa. Até porque as películas são vistoriadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e passam por testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Atualizado em 6/22
Películas protegem o interior dos veículos dos raios UV
Cuidar do para-brisa é cuidar da segurança
Boa visibilidade se garante com o para-brisa limpo
O para-brisa do seu carro é uma das peças mais importantes para a segurança dos passageiros. Mantê-lo limpo não é somente uma questão de capricho ou estética. Sujo, prejudica a visibilidade. Por isso, a limpeza deve ser frequente, principalmente nessa época do ano, quando o problema se intensifica pelo choque térmico entre o frio exterior e o calor interno, embaçando os vidros.
Para manter o para-brisa e os vidros do carro em dia, a diretora da PSG Indústria e Comércio de Vidros, Patrícia Inês Stölben, dá dicas simples mas importantes. A primeira é lavá-lo somente com água para tirar a sujeira acumulada. Uma escova macia pode auxiliar. Produtos de limpeza podem ser aplicados na sequência. Nesse caso, use toalha de microfibra, flanela ou toalha de papel. Borrife a solução e passe até tirar manchas ou marcas.
O limpador também é importante, pois ajuda a manter o para-brisa limpo. Mas atenção para a palheta. A peça de borracha deve ser trocada uma vez por ano. Ou em menos tempo, se utilizada com muita frequência. Um sinal de deterioração é quando o vidro não fica limpo ou seco.
Atualizado em 6/22
Empresa transfere estocagem para o novo pavilhão
Os meses de abril e maio estão servindo para a PSG Indústria e Comércio de Vidros Automotivos mudar procedimentos em sua linha de produção. Dando sequência à modernização dos seus equipamentos, a direção da empresa viu a necessidade de construir um novo pavilhão para o setor de estocagem. Para isso, investiu R$ 1,5 milhão na obra.
São mais 2 mil metros quadrados, projetados para abrigar o Centro de Distribuição, que começam a ser utilizados pela empresa. Segundo a diretora Patrícia Inês Stolben, com a nova estrutura pronta, a PSG implementou o segundo turno e abriu novas vagas de trabalho. “Nossa projeção é dobrar o faturamento até o fim do ano”, informou.
A PSG está contratando auxiliar de escritório, auxiliar de vendas, auxiliar de produção, vendedores, líderes de setor, auxiliar de expedição, auxiliar de marcenaria, auxiliar de desenvolvimento e auxiliar programação. Os turnos funcionam de segundas às sextas-feiras, o primeiro da 7h30min às 17h33min e o segundo das 17h30min às 2h46min. Além de salário compatível com a função, a empresa fornece cesta básica, transporte e alimentação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3741-6486 ou pelo e-mail administrativo1@psg.ind.br.
Atualizado em 5/22
Em pouco mais de um ano no Distrito Industrial de Mato Leitão, PSG dobra unidade industrial e amplia vagas de trabalho
Foto: Imprensa Prefeitura de Mato Leitão
PSG completa 6 anos dobrando sua unidade fabril
Diretora da PSG, Patricia Stolben
Foto: Taís Fortes/Folha do Mate
No dia 31 de março, a PSG Indústria e Comércio de Vidros Automotivos completou seis anos de atividades. Mesmo sendo relativamente nova, a empresa galgou espaço entre os grandes empreendimentos de Mato Leitão e também da região. Atualmente, conta com 56 funcionários e está investindo R$ 1,5 milhão na duplicação de sua unidade fabril. Com isso, passa a ter uma área de 4 mil metros quadrados para fabricar para-brisas para mais de 900 modelos de automóveis nacionais e importados.
A diretora Patrícia Inês Stölben fala sobre a trajetória e os desafios que precisaram ser vencidos para a PSG chegar onde chegou. Atualmente, atende empresas especializadas em reposição de vidros automotivos em todos estados brasileiros.
- Como surgiu a ideia de criar uma fábrica de para-brisas?
- Patrícia: Inicialmente, o objetivo era a comercialização de vidros automotivos para suprir e demanda de reposição para lojistas de autopeças, atuando com foco nas regiões sul e sudeste do Brasil. Em 2017, a PSG analisou o mercado e identificou um cenário promissor com aumento da demanda. Diante disto, foram feitos investimentos para entrar no segmento de industrialização de vidros automotivos
- Como resumiria a trajetória da empresa nestes seis anos? Quais as dificuldades encontradas e como foram superadas?
- Patrícia: a PSG contratou uma assessoria especializada na área econômica, jurídica e tributária para a elaboração de projeto para buscar incentivos junto aos governos estadual e municipal. Um plano de negócio foi elaborado, ocorreu a compra de maquinários e a equipe operacional foi formada. Em 2018, iniciamos a fabricação dos vidros automotivos. Em 2019, a fábrica foi ampliada e passou a ter três pavilhões. Em 2020, a empresa iniciou o processo de construção de uma sede própria em Mato Leitão e, em março de 2021, a fábrica foi transferida para o novo endereço.
- Como estão as obras de duplicação? Qual a previsão de conclusão e o que muda em termos de procedimentos da empresa?
- Patrícia: as obras foram concluídas na primeira quinzena de abril. O espaço está sendo utilizado para o estoque.
- A representação da PSG está aumentando no Brasil. Onde a empresa quer chegar? Qual seu objetivo?
- Patrícia: atender todo o Mercosul. Sabemos que tem mercado para isso e vamos buscá-lo. Queremos estar entre as maiores fabricantes de vidros da América Latina.
Atualizado em 4/22
Antes de pegar a estrada, desembace os vidros
Com a chegada do outono, a queda de temperatura e períodos de chuvas mais prolongados, a tendência de circular de carro com os vidros fechados é maior. Isso pode prejudicar a visibilidade do motorista, mediante embaçamento do para-brisa. O que fazer, então? A diretora da PSG Indústria de Vidros Automotivos, Patrícia Inês Stolben, dá dicas simples, mas eficientes, que auxiliam na segurança do motorista e passageiros.
Importante explicar que o embaçamento dos vidros dos carros é um fernômeno comum, especialmente nesta época do ano e no inverno. Ocorre pelo choque térmico. O carro fechado, devido ao frio ou chuva, cria um ambiente quente e úmido internamente. Com isso, gotículas de água suspensas no ar se condensam nos vidros, atrapalhando a visibilidade. Patrícia não recomenda dirigir com os vidros embaçados. A solução mais simples, observa, é ligar o ar-condicionado. “Esfriar o ambiente impede o choque térmico entre as temperaturas interna e externa.”
Se o carro não tem ar, a solução é passar um pano limpo e seco no vidro e direcionar o sistema de ventilação ao para-brisa, para evitar o choque térmico. Não é recomendado desembaçar os vidros com as mãos. Segundo Patrícia, a gordura da pele piora a situação. “Abrir um pouco as janelas, permitindo que o ar circule no interior do carro, também pode ajudar.” Por fim, a empresária lembra que existem, no mercado, produtos que podem impedir o embaçamento dos vidros e alerta quem vai pegar a estrada em dias de chuva ou de neblina: “O motorista deve redobrar a atenção, andar mais devagar e não forçar ultrapassagens”.
Atualizado em 4/22
Evite dirigir com os vidros embaçados
PSG amplia e contrata, superando efeitos da pandemia e da crise econômica
PSG manteve produtividade e projeto de expansão
Foto: Divulgação
“Estamos ampliando nossa empresa e abrindo novos postos de trabalho”. Assim se manifestou a diretora da PSG Indústria e Comércio de Vidros Automotivos, Patrícia Inês Stölben, ao avaliar estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado no fim do ano passado, que aponta queda nos índices de emprego. Nesse período de pandemia, o setor produtivo foi afetado negativamente. Mesmo assim, indústrias encerraram 2021 em crescimento, comparado à 2020.
A pesquisa denominada Indicadores Industriais revela, principalmente, desaceleração do emprego no segundo semestre do ano passado. A persistência da pandemia de Covid-19, no Brasil, dificultou a recuperação do setor, elevando custos e diminuindo a atividade industrial. Mas, apesar dos problemas, a produção industrial aumentou 2,9% em dezembro, atingindo crescimento de 3,9% no ano.
Os percentuais foram confirmados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), o resultado positivo interrompe dois anos consecutivos de queda (-1,1% em 2019 e -4,5% em 2020). No acumulado do ano, a indústria obteve resultados positivos, com destaque para os setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (20,3%), máquinas e equipamentos (24,1%) e metalurgia (15,4%). "Os reflexos da pandemia atingiram todo o setor produtivo. Custos encareceram e, em alguns momentos, faltou matéria-prima. Mas, alguns ajustes e persistência nos permitem enfrentar e superar as dificuldades”, complementou Patrícia.
A empresária lembra que a PSG entra no mês de aniversário. Dia 31 de março completará seis anos de atividades. Até lá, espera concluir o projeto de expansão.
Atualizado em 3/22
PSG dobra seu complexo industrial
A PSG Indústria e Comércio de Vidros Automotivos está investindo R$ 1,5 milhão na construção do segundo pavilhão. São mais 2 mil metros quadrados, projetados para abrigar o Centro de Distribuição. Segundo a diretora Patrícia Inês Stölben, a previsão de conclusão é para março, mês de aniversário da empresa. “No dia 31 completamos seis anos de atividades. Teremos muito a comemorar na data”, comenta.
No mês seguinte, em abril, a PSG completa um ano instalada no Distrito Industrial de Mato Leitão, projeto que contou com apoio e incentivo da prefeitura, através da doação do terreno e de serviços de máquinas. “Para nós é um orgulho, participarmos diretamente no desenvolvimento de nossa terra natal”, complementa Patrícia. No início de fevereiro, ela apresentou o investimento ao prefeito Carlos Alberto Bohn. Segundo o chefe do Executivo, a PSG tem uma grande importância para o município e região. “O novo prédio, anunciado neste curto espaço de tempo, demonstra os acertos da empresa na forma de atuar, ampliando produção e vendas em todo o Brasil. Tem importante contribuição na geração de empregos e renda e no fortalecimento da economia”, afirmou.
A nova etapa de investimentos da PSG, conta com apoio do Fundo de Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS). Trata-se de um instrumento de parceria do Governo do Estado e iniciativa privada. É concedido, por intermédio do financiamento parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido e gerado, às empresas com projetos focados na implantação ou expansão de unidades industriais e respectiva geração de empregos e riqueza.
Atualizado em 2/22
Previsão de inauguração da obra é para março
Foto: Divulgação
Projeto de expansão foi apresentado ao prefeito de Mato Leitão
Foto: Divulgação
Programa 5S anuncia setor vencedor de 2021
Patrícia com integrantes do setor Administrativo, vencedor de 2021
Foto: Divulgação
Diretora apresenta os novos avaliadores
Foto: Divulgação
A diretora da PSG Indústria e Comércio de Vidros divulgou os vencedores do Programa 5S. Segundo Patrícia Inês Stolben, o processo de escolha ocorre a partir de fiscalizações mensais. “Cada setor da empresa é avaliado por representante de outro setor. Esse fiscal também é responsável por cobrar organização e limpeza no seu ambiente de trabalho.” Em 2021, quem melhor aplicou os preceitos 5S foi o setor Administrativo, formado pela Vanessa do Couto da Silveira, Ayla Appel, Josiane Schabbach, Josemara Pinto, Lucas Rodrigues, Simone Becker e Mateus Pellanda.
Criado no Japão, o programa 5S promove melhorias no ambiente e nas condições de trabalho das empresas, aperfeiçoando preceitos de utilização, organização, limpeza, normalização e disciplina – em japonês seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. O bom funcionamento do maquinário também é avaliado, assim como o uso correto do equipamento de proteção individual (EPI). “Os uniformes de nossos colaboradores igualmente devem estar em perfeitas condições”, ressalta Patrícia. Ela lembra que o programa começou a ser desenvolvido em 2019 na PSG.
Na semana passada foram escolhidos os fiscais de 2022. Integram o grupo Adenilson da Rosa (setor de Autoclave), Emerson Schweizer (Corte), Bruno Gabriel da Silva (Forno de Dobra), Ayla Appel (Administrativo), Josemara Pinto (Pátio), Vinicius Strasburger (Expedição), Vanderlei Fagundes (Serigrafia), Josiel da Silva (Manutenção e Moldes) e Débora Amâncio (Laminação).
Preceitos do programa 5S
- Seiri, senso de utilização: separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário;
- Seiton, senso de arrumação: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente;
- Seiso, senso de limpeza: manter um ambiente sempre limpo, eliminando causas da sujeira e aprendendo a não sujar;
- Seiketsu, senso da saúde e higiene: manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e à higiene;
- Shitsuke, senso da autodisciplina: fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando o 5S em um modo de vida.
Atualizado em 2/22
PSG agracede a seus colaboradores
Na sexta-feira (24), véspera de Natal, a direção da PSG Indústria e Comércio de Vidros reuniu funcionários de todos os setores para entrega de cestos natalinos. O momento, segundo a diretora Patrícia Inês Stolben, foi de reconhecimento e agradecimento por mais uma etapa vencida. “Aproveitamos o clima de Natal e de fim de ano para mostrarmos o quanto todos são importantes nesse trabalho de equipe”, afirmou.
Em março de 2022, a PSG completa seis anos de atividades. A empresa surgiu em 2016, em Mato Leitão, e logo se mudou para Venâncio Aires. Mas, necessitando investir numa sede própria, mais ampla e moderna, que oferecesse possibilidades de expansão, em março de 2021 se transferiu para as novas instalações. A fábrica foi erguida no Distrito Industrial da cidade de origem, no quilômetro 13 da RSC-453. No mesmo ano, conquistou a certificação NBR ISO 9001:2015 e investiu em equipamento e no aperfeiçoamento profissional, através do Programa de Qualidade PSG.
Para 2022, a PSG pretende iniciar as obras do segundo pavilhão. Serão construídos mais 2 mil metros quadrados para estocar a produção. “Com a chegada dos novos equipamentos, o espaço ficou pequeno. Precisamos ampliar para continuar atendendo a demanda. A PSG atende lojas especializadas em reposição de vidros automotivos em todo o Brasil”, complementou Patrícia.
Atualizado em 12/21
Direção reuniu todos os colaboradores em agradecimento por mais um ano vencido
Foto: Divulgação
Como proceder em caso de acidente de trabalho
Profissionais da saúde orientam colaboradores da PSG
Foto: Divulgação
Na semana que passou, o Programa de Qualidade PSG trouxe a enfermeira Lucimara Baierli e o motorista de ambulância, Moisés Guterres de Carvalho, para discorrerem sobre Acidente de Trabalho: Orientações e Primeiros Cuidados. Aos colaboradores da PSG Indústria de Vidros, os profissionais da Secretaria de Saúde de Mato Leitão explicaram sobre a importância do uso de equipamento de proteção individual (EPI) e procedimentos básicos a serem adotadas em acidentes com ferimentos leves, como cortes, queimaduras e desmaios, e em casos mais complexos, como AVCs, até a chegada de equipe de socorro.
A exemplo da PSG, empresas devem fornecer condições mínimas de segurança no ambiente de trabalho. E, mesmo assim, em caso de acidente, algumas exigências devem ser seguidas, como a prestação imediata de socorro, buscando assistência médica no local ou fora, conforme a gravidade. Para isso, é preciso haver integração entre direção e equipes.
A diretora da empresa, Patrícia Stolben, enfatiza a importância do programa de qualidade e da presença, em caráter educativo, dos palestrantes. “Estamos cientes da necessidade de oferecermos um ambiente de trabalho adequado, adotando todos os procedimentos legais e necessários para a boa saúde de nossos funcionários.” A empresária informa que outros eventos estão sendo programados para 2022.
Atualizado em 12/21
FordPass traz conectividade aos veículos comerciais
Da falta de água no reservatório do limpador de para-brisa até variações no desempenho do motor, mais de 3 mil tipos de ocorrência são identificados por modem que a Ford está lançando para veículos comercial. Por meio do aplicativo FordPass, proprietários poderão se utilizar de celulares para obter dados e comandar remotamente várias funções.
A tecnologias de conectividade, segundo a fabricante, gera alertas de falhas e oferece orientações para correções. Também permite localizar o veículo a qualquer momento, além de agendar e acompanhar a realização de serviços nas oficinas, travar e destravar portas e checar nível do combustível e quilometragem.
O próprio sistema, se detectar algum problema, envia um alerta pelo celular. Além disso, dá acesso ao serviço Agenda Ford, que mostra a programação de todas as concessionárias da rede. (Fonte: site Diário do Transporte)
Atualizado em 11/21
Empresa conquista mais uma certificação, a ISO 9001:2015
Em poucos anos atuando no mercado, PSG Indústria e Comércio de Vidros conquistou seu segundo selo de qualidade, o ISO 9001:2015, pela International Organization for Standardization (em português Organização Internacional de Normalização). Conforme a sócia proprietária da empresa, Patrícia Inês Stolben, desde a fundação em 2016, a empresa tem investido em qualidade. Mas, para alcançar resultados, também considera que é necessário dedicação e trabalho em equipe.
Em 2018, a PSG havia conquistado o selo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ambos foram auditados pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ), que é um organismo de certificação brasileiro acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e reconhecido mundialmente.
Patrícia observa que a PSG busca, em sua essência, a satisfação dos clientes. Qualidade, complementa, é a base fundamental na busca pela excelência.
Atualizado em 08/21
Organização da PSG é baseada no Programa 5S
Desde 2019, a PSG Indústria e Comércio de Vidros desenvolve o programa 5S. O objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho adequado a seus colaboradores. “Acreditamos que o sucesso de uma organização depende da competência das pessoas que a compõem e do profissionalismo de suas ações, mas também da infraestrutura a elas oferecidas, como instalações, maquinário e processos”, observa a sócia proprietária Patrícia Stolben.
O Programa 5S foi criado no Japão para melhorar a organização, o ambiente e as condições de trabalho das empresas. Objetiva aperfeiçoar preceitos de utilização, organização, limpeza, normalização e disciplina – em japonês seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke - a partir de metodologias simples mas eficientes que possibilitam melhorar os ambientes de trabalho. “Com certeza, oferecer condições adequadas de trabalho reflete na qualidade do produto. Até o momento, estamos satisfeitos com os resultados. Por outro lado, estamos sempre atentos, investindo em melhorias e adequando o processo fabril.”
Atualizado em 08/21
Princípios utilizados pelo programa 5S também são fundamentais para o crescimento humano e profissional
Foto: Divulgação
PSG inicia ampliação da unidade fabril
Parque industrial será duplicado até o fim do ano
Foto: Divulgação
Em pouco mais de quatro meses, desde a sua instalação no Distrito Industrial de Mato Leitão, no quilômetro 13 da RSC-453, a PSG Indústria e Comércio de Vidros iniciou a ampliação de sua unidade fabril. Está sendo feito investimento em novo pavilhão, também com área de 2 mil metros quadrados que servirá, inicialmente, para estocar a produção. Para 2023, há previsão para triplicar a área construída.
A empresária Patrícia Inês Stolben prevê para seis meses a conclusão da obra. Ela avaliou positivamente os quatro meses de trabalho na sede própria. Além da ampliação da estrutura, a empresa adquiriu equipamentos.
Patrícia menciona o apoio da Prefeitura, por meio do incentivo industrial, que possibilitou à empresa investir em sua sede, e do Governo do Estado, que viabilizou crédito através do Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS).
Atualizado em 08/21
A força da mulher empreendedora
Patrícia Stolben (39) é sócia-proprietária da PSG Indústria e Comércio de Vidros Eirelli. Ela começou a trajetória profissional aos 18 anos, em uma fábrica de calçados. Conheceu o ramo vidraceiro no período que morou na China.
A empresária incentiva as mulheres a lutarem pelos seus objetivos. “Qualquer mulher pode empreender, basta aproveitar as boas oportunidades.” Mas, para chegar onde chegou, foram anos de sacrifícios e esforços. Hoje, ela administra uma equipe de 35 colaboradores.
Atualizado em 08/21
Patrícia Stolben aproveitou a experiência de 10 anos na China para investir em sua terra natal
Foto: Divulgação